x

Direito Administrativo

Direito Internacional

Direito Empresarial

Direito Penal

Direito Civil

+55 41 3049-8664 Consulta processual
Direito Administrativo Direito Internacional Direito Empresarial Direito Penal Direito Civil

Ação Civil Pública

Ação Civil Pública pode ser proposta pelo Ministério Público, pela Defensoria Pública, pela União, os estados, municípios, autarquias, empresas públicas, fundações, sociedades de economia mista e associações interessadas, desde que constituídas há pelo menos um ano.

Conforme a lei, a ação civil pública, da mesma forma que a ação popular, busca proteger os interesses da coletividade. Um dos diferenciais é que nela podem figurar como réus não apenas a administração pública, mas qualquer pessoa física ou jurídica que cause danos ao meio ambiente, aos consumidores em geral, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico.

Cabe uma ação pública, por exemplo, quando uma comunidade é atingida pelo rompimento de uma barragem. Nesse caso, os responsáveis podem ser condenados a reparar, financeiramente, os danos morais e materiais da coletividade atingida. Esse tipo de ação também pode ser movido com o objetivo de obrigar o réu a corrigir o ato praticado ou, no caso de omissão, a tomar determinada providência.

O Escritório Ebel & Battu atua no estudo e patrocínio dos interessados na propositura da medida, bem como em sua defesa.

Trabalhe Conosco

Preencha o formulário abaixo e envie seu currículo para se cadastrar em nossa base de dados.

Preencha seus dados

Processando...